estenose do canal vertebral

Você sabe o que é estenose do canal vertebral?

A estenose do canal vertebral diz respeito ao estreitamento do canal espinhal, medular ou do forame intervertebral, de forma que gere a compressão do nervo, resultando em dor, formigamento e fraqueza ao paciente, entre outros desconfortos.

Causas da estenose do canal vertebral

O canal vertebral é aquele por onde a medula espinhal passa, assim como os nervos de membros inferiores e superiores, e o forame, por sua vez, possui apenas um nervo. Dr. Fernando Soccol, ortopedista e traumatologista em Pato Branco na Clínica Ortotrauma, explica que o processo de mudança do diâmetro desses canais é considerado normal porque é causado, geralmente, pelo envelhecimento.

No entanto, quando ocorre um estreitamento maior nas aberturas dos ossos para a medula espinhal e as ramificações das fibras, os nervos passam a ser comprimidos, levando a um quadro de dor e incômodo constante.

  1. basocervical: acontece na área extracapsular, ou seja, fora da cápsula articular do quadril próxima da região dos trocanteres.
  2. a transcervical, por sua vez, é intracapsular e acontece entre a cabeça femoral e a região intertrocantérica de forma transversal.
  3. a subcapital também é intracapsular. Neste tipo, as fraturas são as que atingem a região imediatamente abaixo da epífise.

Causas associadas ao envelhecimento em estenose vertebral lombar:

A maior incidência de diagnósticos do problema está em pessoas a partir dos 50 anos, pois com o avanço da idade, alguns quadros clínicos podem ser facilitadores do surgimento da estenose do canal vertebral:

  • hérnias de disco;
  • lesões ou traumatismos da coluna vertebral;
  • osteoartrite (desgaste das articulações);
  • osteófitos ou esporão ósseo;
  • doenças degenerativas dos ossos;
  • espessamento do ligamento.

Outros fatores e sintomas de estenose do canal vertebral

A estenose também pode ser primária e congênita, ou seja, uma questão de formação na medula espinhal desde o nascimento.

O surgimento de cistos e de deformidades espinhal também são fatores que podem levar à condição.

Sintomas comuns na estenose do canal vertebral

As áreas mais afetadas são a coluna cervical, torácica e lombar (sendo esta a mais comum).

  • A dor é o principal sinal de que está havendo a compressão dos nervos. Além de ser localizada na coluna e/ou no pescoço, também pode irradiar para as coxas e os glúteos, se manifestando com mais intensidade ao caminhar e ficar em pé.
  • a dormência é outra característica presente em muitos casos, assim como a fraqueza, reduzindo a capacidade de coordenação das pernas e dos braços;
  • sensação de agulhadas e alfinetadas, principalmente nos membros superiores;
  • pode chegar ao ponto de haver prejuízos na capacidade urinária e fecal.

Como pode ser feito o tratamento para estenose do canal vertebral em Pato Branco?

Dr. Fernando Soccol, da Clínica Ortotrauma em Pato Branco, oferece avaliação especializada para determinar o melhor caminho de tratamento, que pode ir desde o uso de medicamentos, acupuntura, fisioterapia e exercícios próprios, até a cirurgia.

Opções cirúrgicas e não-cirúrgicas em Pato Branco

Existem algumas alternativas de cirurgias para descomprimir o nervo espinhal:

  • a discectomia: indicada para o tratamento da hérnia de disco, em que o cirurgião remove parcial ou completamente o disco herniado;
  • a laminectomia: intervenção de acesso e remoção de lâminas vertebrais (ou arcos ósseos);
  • a foraminotomia: é possível ser realizada em qualquer região e nível da coluna, aumentando a abertura do canal das raízes/fibras nervosas através da retirada do que está causando o seu estreitamento (excesso ósseo, por exemplo);
  • artrodese ou fusão: nesta técnica, como o nome sugere, é feita a fusão óssea vertebral utilizando implantes (parafusos e/ou espaçadores).

Com a análise individualizada do ortopedista, é possível que, dependendo do caso, haja o uso combinado, tanto de tratamentos cirúrgicos, quanto os não-cirúrgicos.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para diagnóstico e tratamento da estenose do canal vertebral em Pato Branco. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados