Artrodese: Cirurgia minimamente invasiva da lombar

A cirurgia minimamente invasiva da lombar é uma abordagem moderna e que tem evoluído nos últimos anos, se tornando uma opção eficiente e segura para o tratamento de doenças degenerativas na coluna.

Operações como essa, que possuem menos necessidade de cortes, apresentam uma recuperação mais rápida e riscos menores de complicações decorrentes de infecções, por exemplo.

Como funciona a artrodese

O objetivo do procedimento é alinhar duas ou mais vértebras por meio de fusão (ou seja, a união entre elas). Dessa forma, a lesão é contida e seu aumento evitado, recuperando em grande parte a estabilidade para a mobilidade do paciente.

Isso porque, essa fusão é feita com espaçadores biocompatíveis, parafusos, hastes metálicas e conectores, reduzindo o movimento entre as vértebras.

Na execução propriamente dita da cirurgia minimamente invasiva da lombar, a artrodese pode ser feita com técnicas diferentes, dependendo de cada caso:

Artrodese lombar anterior (Anterior Lumbar Interbody Fusion - ALIF)

O acesso é feito via abdome (ou seja, pela frente) com uma incisão que permite a remoção de parte ou de todo o disco afetado entre duas vértebras adjacentes, para, em seguida, ser feita a fusão.

Artrodese lombar posterior (Posterior Lumbar Interbody Fusion - PLIF e Transforaminal Lumbar Interbody Fusion - TLIF )

Na PLIF, a via de acesso é na área posterior (nas costas) também com o uso de pequenas incisões para a colocação metálica, assim como acontece na TLIF, que é uma variação da técnica.

Artrodese lombar lateral (Lateral Lumbar Interbody Fusion - LLIF eXtreme Lateral Interbody Fusion - XLIF)

Estas técnicas também são minimamente invasivas e ambas buscam a realização da artrodese através da incisão feita na parte lateral do abdome.

Artrodese intersomática lateral oblíqua (Oblique Lumbar Interbody Fusion - OLIF)

Aqui, o especialista opera na parte inferior da lombar, nas áreas frontal e lateral (uma trajetória entre o abdome (na altura do estômago) e o lado do corpo.

Para quem a cirurgia minimamente invasiva da lombar é recomendada

A artrodese, cirurgia minimamente invasiva da lombar, pode ser recomendada para quem sofreu alguma fratura, possui deformidade na coluna ou doenças como:

  • Artrose;
  • Estenose;
  • Escoliose;
  • Hipercifose;
  • Espondilolistese;
  • E, em alguns casos, hérnia de disco;
  • Infecções e tumores na região.

O especialista ideal

maior razão dentro desses quadros é a instabilidade que causam na região, além das dores que prejudicam o portador e, conforme avançam, limitam cada vez mais os movimentos.

A possibilidade do tratamento com o procedimento e qual técnica utilizar deve ser avaliada cuidadosamente por um ortopedista e traumatologista especializado como o Dr. Fernando Soccol da Clínica Ortotrauma em Pato Branco.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para essa e outras necessidades ortopédicas que você precisar. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com Ortopedista e Traumatologista profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena.

Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados