sutura de menisco

Sutura de menisco, quando fazer?

A sutura de menisco é uma alternativa para algumas lesões que possuem condições de receber pontos de fios de alta resistência para retomar a estabilidade da área, permitindo a cicatrização do menisco e a retomada da sua função normal.

Comparativamente, é como quando se costura a pele para aguardar que ela cicatrize sozinha, reparando o problema, sem a necessidade de aprofundar ou retirar parte da região afetada.

Quando a sutura de menisco é indicada?

Nem todas as lesões podem ser tratadas com a sutura, por isso, é necessário que um especialista avalie cuidadosamente o caso.

Geralmente, o procedimento é indicado em casos de ruptura, que é uma espécie de “rasgadura” no menisco. Essa condição é bastante comum em atletas de modalidades esportivas que exigem movimentos repetitivos e de alto impacto.

O objetivo da cirurgia é manter o menisco rompido no lugar enquanto a cicatrização acontece.

Técnicas de sutura

Existem três possibilidades principais de realizar a sutura do menisco, todas feitas através de artroscopia e de forma minimamente invasiva: a sutura all-inside (toda dentro), inside-out (de dentro pra fora) ou outside-in (de fora pra dentro).

Entenda sobre cada uma delas:

Sutura all-inside

Nesta técnica, são feitas as incisões da artroscopia e, através delas, é introduzido um dispositivo que possui uma agulha na ponta. Essa agulha perfura o menisco para que receba dois disparos:

  • o primeiro para prender parte do menisco lesado e o segundo para prender a outra parte.
  • Após isso, é feito um nó unindo as duas partes. A quantidade de pontos vai depender da extensão da lesão.

Sintomas principais da síndrome do impacto femoroacetabular

Para o método “de dentro para fora” a agulha introduzida é bem longa e contém um fio. Ela perfura o menisco até sair na parte de trás do joelho (aqui é necessário fazer um pequeno corte para segurar a agulha nesta área).

Com esse movimento o fio passa pelo menisco, costurando o local até chegar ao ponto para dar o nó.

Sutura outside-in

A técnica “de fora pra dentro”, por sua vez, insere a agulha por trás do joelho, ou seja, a partir do lado de fora do corpo mesmo. No entanto, aqui ela não sai pelo outro lado, o especialista pega o fio somente por dentro do joelho.

Essa primeira incisão passa por uma parte da área lesada e é necessário fazer uma segunda, também por trás, para suturar a parte restante.

Por fim, como nas demais, é feito o nó a partir da quantidade de pontos necessários.

Pós sutura do menisco

Como cada lesão vai se comportar após a sutura depende de diversos fatores que precisam ser avaliados individualmente para que assim, o cirurgião consiga traçar as melhores recomendações de recuperação.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para o diagnóstico e tratamento de lesões no menisco, além de outras necessidades ortopédicas que você precisar. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados