Realinhamento do joelho

Realinhamento do joelho: saiba como a osteotomia do joelho pode ajudar

O realinhamento do joelho é uma necessidade para quem apresenta os ossos dessa área para dentro ou para fora (conhecidos como valgo ou varo, respectivamente), ocasionado por alguma deformidade ou desgaste, como o que ocorre em pacientes com artrose.

A correção óssea é importante para reduzir a pressão da região comprometida (que pode ser apenas de um lado) e, assim, diminuir a dor e restabelecer a mobilidade que estava prejudicada.

Condições que resultam em desalinhamento do joelho

O joelho valgo e o varo podem ter outras causas além da artrose, incluindo a genética e outras situações como:

  • fraturas e lesões ligamentares;
  • paralisia cerebral, pé torto congênito e displasia do quadril (que podem estar presentes já na infância);
  • obesidade e exercícios físicos feitos de forma errada;
  • osteomielite e raquitismo;
  • artrite;
  • fraqueza muscular nos glúteos.

Cirurgia de osteotomia para realinhamento do joelho

A osteotomia do joelho é uma possibilidade cirúrgica para o realinhamento através de corte  no osso, feito ao redor do joelho (pode ser tanto no fêmur ou na tíbia, dependendo de onde a deformidade está localizada).

A intervenção pode ser em um ou nos dois joelhos e o objetivo é distribuir melhor o peso nas articulações, equilibrando o esforço de um compartimento comprometido para o outro que está mais saudável.

A cirurgia de osteotomia é indicada para pacientes com lesões específicas

O realinhamento do eixo é feito conforme a deformidade e a cirurgia de osteotomia é indicada para pacientes com menos de 60 anos, ativos e que não estejam em estado avançado de artrose.

A osteotomia também pode ser um complemento no tratamento de lesões crônicas de ligamentos, da cartilagem ou do menisco.

Existe tratamento não-cirúrgico?

A avaliação deve ser feita por um ortopedista especialista em joelho, para que seja feito o diagnóstico e a complexidade do desalinhamento da região. A partir disso, é possível estabelecer o tratamento mais indicado.

Dependendo do grau, é possível avaliar abordagens conservadoras, como:

  • fisioterapia;
  • exercícios de fortalecimento muscular;
  • redução do sobrepeso;
  • órteses, como joelheiras e dispositivos de suporte para ter mais estabilidade.

Inclusive, essas medidas podem fazer parte do processo pós-cirúrgico, conforme a recuperação evolui.

A Clínica Ortotrauma, que conta com o especialista em medicina física e reabilitação Dr. Neri Machado Junior, Ortopedista em Pato Branco, é o lugar ideal para essa e outras necessidades ortopédicas que você precisar. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados