Artrose de joelho

Artrose de joelho

Dr. Neri Machado Jr

Dr. Neri Machado Jr

A artrose é uma doença degenerativa das articulações. Causada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas. A articulação do joelho é uma das mais afetadas.

A artrose é uma doença degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso. Os pacientes com artrose se queixam de dor,  estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos.

Podemos dizer que a artrose é um processo natural do envelhecimento, mas o desgaste pode ser acentuado por diversos fatores, divididos em causas primária e secundária.

Artrose Causas Primárias:

O exercício físico, quando não excessivo nem associado ao excesso de impacto, não predispõe à artrose. (se quer saber como prevenir lesões na hora de praticar esportes, clique aqui!)

Já em contrapartida, a obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes com impacto são fatores de risco. Por outro lado, o condicionamento através de exercícios aeróbicos pode reduzir os sintomas.

Artrose Causas Secundárias:

As artroses secundárias podem se instalar como consequência de traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea e, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas.

Sintomas da Artrose de joelho

A dor da artrose de joelho geralmente é descrita como uma dor profunda, e ocorre nas articulações que suportam peso, geralmente é agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso (como ficar em pé). Em algumas pessoas, a articulação pode ficar rígida após o sono ou inatividade, mas a rigidez normalmente desaparece dentro de 30 minutos, especialmente após o início das atividades.

Conforme a doença progride, a articulação fica mais comprometida, tornando-se menos móvel, acabando por não ser capaz de estender-se ou flexionar-se totalmente.

Nos joelhos, os ligamentos que circundam e suportam a articulação ficam estirados e a articulação torna-se instável. Alternativamente, o quadril ou joelho podem se tornar rígidos, perdendo sua amplitude de movimento. Tocar ou movimentar a articulação (especialmente ao ficar em pé, subir escadas ou caminhar) pode ser muito doloroso.

Tratamento da Artrose de joelho

O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores possam levar uma vida normal, sem dor ou limitações de movimento.  Além disso, medicamentos, como analgésicos comuns, podem ser úteis para tratar episódios isolados de dor, mas sua ação é pouco duradoura. É necessário cautela com o uso frequente de anti-inflamatórios, pois ele pode alterar a função renal, cardíaca e gástrica.

Já corticosteróides via oral, não são indicados. Em casos excepcionais, a infiltração intra-articular é indicada para aliviar dores persistentes. Ainda, há a possibilidade do uso da infiltração ácido hialurônico, que vem se mostrando como uma alternativa para o alívio dos sintomas da artrose.

Os tratamentos cirúrgicos mais frequentes para Artrose
  • Osteoplastia artroscópica (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada).
  • Osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).
  • Artroplastia/Prótese (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese metálica).

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado com essas dicas. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma de Artrose, procure um ortopedista.

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você! 

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Continue lendo

Artigos Relacionados