cirurgia de protese no quadril

Qual é o momento de realizar a cirurgia de prótese do quadril?

A cirurgia de prótese de quadril é uma medida que ajuda o paciente a recuperar sua rotina com qualidade de vida, bem estar e ampla mobilidade.

O procedimento, também chamado de artroplastia, é considerado um dos maiores avanços na ortopedia em todo o mundo. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) estima que são implantadas (através dele) cerca 15.000 próteses de quadril anualmente.

Algumas doenças podem levar à indicação da cirurgia de prótese do quadril

A artroplastia realiza a substituição da articulação do quadril por uma prótese. Essa necessidade cirúrgica se dá quando a estrutura articular está muito desgastada, causando dores e dificuldade de movimentação ao paciente.

Neste cenário, algumas doenças são mais propensas a levar à desgaste articular do quadril. Veja quais são e entenda o porquê:

  • Fratura de fêmur;
  • Artrite reumatóide: inflamação crônica que pode acometer diversas articulações do corpo;
  • Artrose: é o tipo mais comum de artrite e tem a característica de desgastar progressivamente a cartilagem, os ossos e ligamentos;
  • Impacto femoroacetabular: impacto anormal entre o osso da coxa (fêmur) e o da cavidade da bacia (acetábulo) durante os movimentos;
  • Displasia do quadril: alteração na formação da articulação, na maioria das vezes já presente no período de formação do feto;
  • Osteonecrose da cabeça femoral: a irrigação do sangue não acontece corretamente na área da cabeça do fêmur, resultando na “morte” do tecido e, consequentemente, na perda de suas funções.

Mas afinal, realmente existe o “momento certo” para optar pela cirurgia de prótese do quadril?

O diagnóstico do desgaste presente no quadril e sua causa é um ponto importante para definir se a cirurgia de prótese de quadril é a melhor alternativa para o paciente. No entanto, o fator determinante de quando é a hora certa para partir para o procedimento é o grau em que a qualidade de vida está sendo afetada.

Com a deformidade da articulação as dores podem ser intensas e limitantes em relação à funcionalidade até para realizar as tarefas mais simples do dia a dia. Também são analisadas as opções não cirúrgicas que já estavam sendo tentadas (como os tratamentos medicamentosos) e, na ausência de efetividade, o próximo passo é a prótese.

Não há uma restrição em relação à idade para a realização da artroplastia – embora a faixa etária mais comum seja acima dos 65 anos -, um desgaste severo pode evoluir em qualquer fase da vida. Por isso, todos os casos precisam ser analisados com cautela por um especialista.

Lembrando que também são realizados uma série de exames na etapa pré-operatória para garantir as condições seguras condizentes para o procedimento.

  • A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para diagnosticar e tratar esse problema. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados