História da Artroplastia de Quadril

Até meados de 1890 a opção de operar a articulação do quadril assustava até os cirurgiões mais ousados. Mas de acordo com registros históricos em 1893 o cirurgião Jules Emile Pean criou um dispositivo metálico articulado rudimentar e substituiu o ombro do seu garçom favorito em Paris. O caso foi publicado em um jornal científico da época e o dispositivo foi retirado em virtude do desenvolvimento de uma infecção incurável.

A possibilidade de se realizar uma substituição articular ocorreu há mais de 100 anos

Desde o final do século XIV e início do século XX, diversos autores desenvolveram experimentos clínicos empíricos na tentativa de substituir parcialmente as superfícies articulares

História da Artroplastia de Quadril - 1923

Mais um importante avanço na artroplastia do quadril foi registrado em 1923 quando Dr Marius Smith Petersen removeu o osso danificado da articulação e o substituiu por uma espécie de taça de metal na cabeça do fêmur. Vários autores consideram esse advento como um marco definitivo na era da artroplastia de quadril, embora ainda sendo uma substituição parcial da articulação.

História da Artroplastia de Quadril - 1938

O ano 1938 foi marcado pela realização da primeira artroplastia total do quadril bem-sucedida pelo Dr Philip Wiles no MiddleSex Hospital em Londres, usou um implante de aço inoxidável e o conceito de “Thrust plate”. Não se sabe ao certo quantos pacientes foram operados mas especula-se que mais de uma centena de indivíduos receberam a prótese do Dr Wiles.

O advento da 2ª Guerra Mundial interrompeu todo o trabalho do Dr Philip Wiles, a documentação foi perdida durante os bombardeios de Londres e o esforço dos médicos e hospitais se direcionou aos cuidados com os feridos no conflito e posteriormente com a reconstrução do país. Apesar disto, o trabalho pioneiro e incrível deste cirurgião inglês influencia até os dias de hoje.

No período pós-guerra, nos EUA, dois importantes cirurgiões desenvolveram modelos de artroplastias parciais que foram bastante utilizados e conhecidos dos Ortopedistas. Dr Austin Moore e Dr Frederick Thompson deram nome aos dispositivos por eles criados e contribuíram para que importantes passos fossem dados na busca de uma prótese ideal.

História da Artroplastia de Quadril - 1950

Nos anos 50, um nome de grande importância vem à cena. Dr McKee, cirurgião britânico que havia sido um seguidor de Wiles e que mantinha vivo o conceito de uma substituição total, deu seguimento aos estudos e em 1951 fez experimentos com uma prótese de cromo-cobalto fixada com parafusos.

McKee apresentou uma prótese total cimentada e com superfície articular metal-metal utilizando a haste femoral de Thompson. Pela primeira vez se documentam resultados funcionais mais satisfatórios e este implante ganhou aceitação fora da Inglaterra, tendo sido utilizado nos Estados Unidos e em vários países, inclusive o Brasil.

Os implantes de McKee-Farrar com superfície metal-metal foram os primeiros a serem usados em alta escala e prevaleceram até o início dos anos 70.

Outros implantes com superfícies articulares metálicas foram lançados e testados, conhecidos pelo nome de seus criadores como as próteses de Sivash, Ring, Stammore e Muller.

Todos foram abandonados em razão das falhas precoces por diversos motivos, especialmente por falhas no design e pela própria inexperiência dos cirurgiões num campo ainda incipiente, mas, principalmente, pelo sucesso clínico inicial da prótese total de Charnley que determinou o que se chamou de “ A era moderna da artroplastia total do quadril “ com novos paradigmas.

Dr John Charnley: O mestre da Artroplastia Moderna

Paralelamente ao trabalho de McKee e outros , nos anos 60 na Inglaterra, o Dr John Charnley apresentava ao mundo seus conceitos inovadores de Low friction arthoplasty (artroplastia de baixa fricção), fruto de longa pesquisa e diversos experimentos sistematizados, introduzindo na prática médica uma articulação composta de um polietileno de alto peso molecular articulando-se com uma cabeça metálica de 22,5 mm de diâmetro e consagrando o uso do cimento ortopédico acrílico como elemento de fixação dos componentes protésicos ao osso.

Dr Charnley foi um grande cirurgião, um bioengenheiro inovador que atraiu uma legião de cirurgiões de todo o mundo até o Centro de Cirurgia do Quadril em Wrightinton na Inglaterra para aprender suas técnicas.

A leitura de sua biografia (John Charnley – The Man and the Hip. Springer-Verlag, 1990) é um mergulho profundo na vida e na pesquisa desta figura ímpar na história da Medicina. Contém muitas passagens curiosas – como a ocasião em que implantou em si mesmo um fragmento de polietileno para testar sua reação biológica, entre outras tantas curiosidades e ilustrações feitas por ele, sobre o desenvolvimento de sua técnica e de seus materiais.

Sem dúvida é a figura mais importante na história da artroplastia total do quadril.

Os grandes avanços atuais da prótese de quadril se concentram fundamentalmente nos avanços da técnica cirúrgica em si, no entendimento de seus mecanismos de desgaste e na durabilidade dos materiais, principalmente das superfícies de deslizamento.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado com esse conteúdo. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma, procure um ortopedista.

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados