Sindrome da Banda Iliotibial

Joelho de corredor: conheça a Síndrome da Banda Iliotibial

A Síndrome da Banda Iliotibial é popularmente conhecida como “joelho de corredor”, pois afeta principalmente praticantes de exercícios físicos, com maior incidência em atletas que realizam corridas com frequência e grandes quilometragens.

O trato iliotibial (como também é chamado) fica localizado na lateral da coxa, e é uma faixa fibrosa com inserção na na região do quadril até a tíbia, por isso, quando há grande tensão ou sobrecarga, a dor geralmente atinge a lateral do joelho.

Diagnóstico da Síndrome da Banda Iliotibial

Apesar de os corredores serem mais propensos a sofrerem essa lesão, jogadores de futebol, ciclistas e quem realiza caminhadas também podem ser prejudicados. A razão para isso, é que essas modalidades envolvem o esforço repetitivo de flexões dos joelhos e se torna mais fácil de aumentar a essa inflamação se associado a alguns fatores, como:

  • a postura inadequada durante a prática esportiva;
  • o desnivelamento do local em que está sendo praticado o exercício;
  • o volume e a intensidade inadequados nos treinos;
  • e a fraqueza muscular.

A dor da Síndrome da Banda Iliotibial se concentra, sobretudo, na face lateral do joelho e piora com a movimentação física, seja em esportes ou mesmo em atividades do dia a dia. Outros sintomas também podem ser percebidos, como a dor e queimação ao apalpar a região e a hipersensibilidade na extremidade e lateral do fêmur (próximo ao joelho).

Para diagnosticar a condição, o ortopedista especialista analisa esse histórico, realiza testes de flexibilidade muscular e pode solicitar exames complementares que ajudarão a confirmar se houve fricção excessiva da banda na lateral do fêmur.

Tratamento da Síndrome da Banda Iliotibial

Um dos grandes erros de quem se lesiona, é paralisar as atividades somente de forma imediata ao sentir a dor e retornar sem avaliar o que está acontecendo e realizar o tratamento adequado.

Importância do Tratamento Adequado

No caso da Síndrome da Banda Iliotibial, que é uma inflamação aguda do ligamento, a sua melhora não acontecerá sem que seja tratada corretamente e ainda se tornará persistente, impedindo cada vez mais a realização de exercícios físicos.

Medidas Iniciais de Tratamento

As medidas a serem adotadas após o diagnóstico também serão determinadas pelo ortopedista, mas podem envolver, inicialmente, a retirada do quadro de dor através de medicamentos, compressas de gelo (crioterapia) e a pausa completa da prática esportiva.

Fortalecimento da Região Afetada

Na sequência, é necessário que haja fortalecimento da região com um planejamento individualizado para o estágio em que a lesão se encontra.

Prevenção e Cuidados Futuros

No entanto, a prevenção é sempre a melhor alternativa. Portanto, ajuste os treinamentos com os movimentos corretos (busque ajuda profissional para isso) e dentro da performance em que se encontra, sem nunca elevar as cargas subitamente; escolha o calçado adequado para a modalidade praticada e fortaleça articulações e músculos.

Clínica Ortotrauma: Especialistas em Tratamento da Síndrome da Banda Iliotibial

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para diagnosticar e tratar a síndrome e outros problema que possam estar surgindo. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados