Fraturas do colo do fêmur: conheça as possibilidades de tratamento

As fraturas do colo do fêmur fazem parte das lesões mais comuns do quadril, e as causas mais frequentes são os traumas, como acidentes e quedas.

Tipos de fraturas do colo do fêmur:

As fraturas do colo do fêmur podem ser classificadas em três tipos, que se diferenciam de acordo com a localização em que se apresentam no osso.

Entenda as características de cada tipo de fraturas do colo do fêmur
Entenda as características de cada tipo de fraturas do colo do fêmur
  1. basocervical: acontece na área extracapsular, ou seja, fora da cápsula articular do quadril próxima da região dos trocanteres.
  2. a transcervical, por sua vez, é intracapsular e acontece entre a cabeça femoral e a região intertrocantérica de forma transversal.
  3. a subcapital também é intracapsular. Neste tipo, as fraturas são as que atingem a região imediatamente abaixo da epífise.

Tratamento de fraturas do fêmur: Opções e Recuperação

Ao ser feito o diagnóstico e constatada a fratura através de anamnese, exame físico e radiografias simples, o especialista consegue estabelecer o melhor plano terapêutico para o paciente.

O tratamento é essencialmente cirúrgico, salvo em raras exceções quando o paciente não apresenta condições clínicas que possibilitem passar pela cirurgia do fêmur.

Opção não-cirúrgicas

São restritas a casos em que a intervenção cirúrgica representa risco de vida importante.

Opções cirúrgicas

cirurgia normalmente é a alternativa mais indicada para tratar as fraturas do colo do fêmur. Além disso, recomenda-se que ela seja feita o quanto antes, preferencialmente em até 48 horas.

As principais indicações cirúrgicas são: redução e osteossíntese da fratura ou a substituição por uma prótese, seja ela parcial ou total.

Quando indicamos a osteossíntese, é feita uma redução e fixação da fratura com hastes metálicas, parafusos ou placas, com o objetivo de manter o osso no lugar enquanto ocorre a consolidação (cicatrização) óssea corretamente.

Outra alternativa pode ser a hemiartroplastia (ou artroplastia parcial), que substitui parcialmente a articulação. Neste caso, uma peça de metal em formato de bola substitui a cabeça do fêmur. Estão indicadas em pacientes idosos com baixa demanda e baixa expectativa de vida.

Em outros casos, a artroplastia total do quadril é a melhor solução. Através do procedimento, a articulação do quadril é substituída completamente por uma prótese.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para essa e outras necessidades ortopédicas que você precisar. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados