Tudo sobre Tendinite

O que é tendinite?

Tendinite é um processo inflamatório que ocorre no tendão. O tendão é uma corda fibrosa que une o músculo ao osso. E ele tem a função de transmitir força de contração muscular necessária para movimentar o osso. O processo inflamatório gera dor, vermelhidão e inchaço no local, além de gerar dificuldade em movimentar a região atingida. Pode afetar várias regiões do corpo, como: ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho, tornozelo.

Quais são as causas?

A causa mais comum é de origem mecânica por esforço repetitivo. Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como o punho dos profissionais de digitação. Outra causa é o envelhecimento, que provoca alterações degenerativas e torna a circulação sanguínea deficiente na região dos tendões, e consequentemente gera o processo inflamatório. Além de doenças autoimunes.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da tendinite é a dor na região do corpo que está sendo afetada pela inflamação. Além da dor a tendinite causa:

  • Fadiga muscular.
  • Redução da força e limitação do movimento do membro.
  • Calor e inchaço (edema).
  • Vermelhidão e formigamento (parestesia).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através de uma boa coleta de informações na consulta ortopédica e principalmente um bom exame físico. Na maioria das vezes, esses dados são suficientes para avaliar a real condição do paciente e planejar tratamento. Algumas vezes há a necessidade de utilizar exames de imagem (ultrassonografia, ressonância magnética). E em casos específicos como doenças auto-imunes, pode haver a necessidade de exames laboratoriais.

Como é o tratamento?

Na maioria dos casos, o tratamento é conservador, isto é, sem a necessidade de cirurgia. O tratamento consiste em aliviar, e se possível, inibir as dores do paciente. Primeiro necessita entender qual a causa da dor, para que mudanças práticas sejam feitas, como o repouso articular, ou seja, o afastamento do fator que está causando o problema e de atividades que possam levar ao agravamento da lesão. Associa-se fisioterapia inicialmente para alívio da dor, e posteriormente alongamento e reforço muscular (reabilitação). Pode também haver a necessidade de uso de tala, tipóias, ou órteses em geral na área afetada para imobilização. 

O tratamento também pode incluir medicamentos como anti-inflamatórios não hormonais, analgésicos simples ou opióides, conforme orientação médica. Em casos mais graves, pode ser recomendado o uso de corticosteróides ou até mesmo infiltração intra-articular em quadros de difícil resposta à medicação oral.

E em alguns casos, quando os tratamentos tradicionais falharem, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico. A cirurgia para tendinite é focada em descomprimir um tendão apertado, liberar aderências e limpar inflamações ao redor do tendão, ressecar fibrose ou calcificação dentro do tendão, ou ter que costurá-lo para corrigir uma lesão.

Como prevenir as tendinites?

As principais medidas capazes de prevenir tendinite consistem em:

  • Alongar-se durante o dia.
  • Prestar atenção na postura.
  • Evitar movimentos repetitivos.
  • Praticar exercícios físicos regularmente.
  • Não exceder a intensidade ou peso durante os exercícios.
  • Nunca esquecer de alongar antes e depois de exercícios físicos.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado com esse conteúdo. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma, procure um ortopedista.

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados