Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

Saiba mais sobre a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das cirurgias mais realizadas na ortopedia, isso porque, as lesões desse ligamento acontecem comumente na prática esportiva, como o futebol, em que há redução de velocidade abrupta, movimento de giro (mudança rápida de direção) e contato físico.

A intervenção cirúrgica, nos casos recomendados (definidos com base em vários fatores), é a alternativa que melhor possibilita a recuperação do funcionamento adequado do joelho.

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e suas funções

Sabe aquela estabilidade que percebemos ao ficarmos em pé, caminhar e rotacionar o joelho para um lado ou para outro? Um dos grandes responsáveis por isso é o LCA que, como o nome sugere, faz a ligação entre os ossos, se estendendo da extremidade inferior da coxa (fêmur) à extremidade superior da perna (tíbia).

Ele se localiza na parte interna da articulação e envia percepções sensoriais ao cérebro, ajudando a entender o grau da flexão realizada pela pessoa e o tipo de movimento que está sendo executado.

Dessa forma, se ocorrer uma lesão, essas funções ficam comprometidas, dificultando a estabilização ao se posicionar verticalmente e ao andar.

Causas Comuns de Lesões no LCA

Além do futebol, esportes como basquete e handebol também são atividades propícias a afetar o LCA. As lutas, com movimentos de contenção do adversário e aterrissagens no chão executadas no vôlei, são outras modalidades que aumentam as chances dos chamados “estiramentos” do ligamento.

No entanto, qualquer movimento que gere a torção do joelho pode levar ao problema (ou seja, quando os pés ficam fixos ao solo, mas o corpo gira internamente e o joelho se vira para dentro, como se fosse encostar no outro joelho).

  • O grau das distensões varia de acordo com o nível de lesão.
  • Grau 1: o ligamento está levemente danificado;
  • Grau 2: o ligamento está estirado ao ponto de e soltar, a chamada ruptura parcial;
  • Grau 3: LCA está totalmente rompido.

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): quando é necessária?

A avaliação física realizada pelo ortopedista, somada aos exames de imagens e histórico do paciente vai determinar se o tratamento do rompimento é cirúrgico ou não.

Os casos em que a cirurgia não é realizada não significa que o ligamento cicatrizará sozinho, mas se o paciente tem uma rotina de atividade física muito baixa, a idade mais avançada e histórico agregado de outros problemas, é possível analisar a reabilitação com a utilização de órtese e sessões de fisioterapia.

Logo, na maioria das vezes, é necessário reconstruir o ligamento com o uso de enxerto de tecidos sendo os mais utilizados em ordem os tendões flexores o tendão patelar, ou o tendão do quadríceps, estes do próprio paciente ou enxerto de banco de tecidos)

Avanços Técnicos na Reconstrução do LCA

Nas últimas décadas a reconstrução do LCA passou por mudanças e evoluções que tornaram o procedimento mais tranquilo e a recuperação mais rápida.

Os principais avanços se encontram nas técnicas, que, de extra articulares passaram a ser reconstruções intra-articulares através de vídeo-artroscopia. A cirurgia, nesta técnica, é minimamente invasiva e o enxerto é inserido através de túneis ósseos na tíbia e no fêmur.

Isso ajuda na cicatrização pós-cirúrgica e evita significativamente o posterior afrouxamento do ligamento reconstruído.

Além disso, os avanços não param aqui e recentemente também estão sendo utilizados reforços de estruturas extra articulares (ligamento anterolateral) para alguns casos específicos associados à reconstrução do LCA.

As pesquisas como um todo se voltam, sobretudo, aos desafios encontrados em reproduzir ao máximo a anatomia dos ligamentos, reduzindo eventuais progressões que ocorrem ao longo do tempo no local reconstruído.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para diagnosticar e tratar esse problema. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados