Rizartrose – Doença da era digital

O que é Rizartrose

A rizartrose é uma forma de osteoartrite que afeta uma área específica do corpo: a junta do polegar. Essa junta, chamada de articulação trapézio-metacarpiana, é composta por um pequeno osso do pulso, o trapézio, e a base do primeiro metacarpo. Sendo responsável por permitir uma ampla variedade de movimentos, incluindo o movimento de pinça do polegar, a articulação está sujeita a desgaste precoce e degeneração.

Em uma articulação normal, a camada de cartilagem que reveste as superfícies dos ossos permite que eles se movimentam sem atrito. No entanto, na rizartrose, a cartilagem em forma de sela que cobre a articulação da base do polegar está desgastada, expondo os ossos ao atrito sem proteção. Isso resulta em dor, deformação óssea e limitação da mobilidade do polegar. Atualmente, a rizartrose é considerada uma doença do mundo moderno, mas você sabe por quê?

Rizartrose e a era digital

Anteriormente, acreditava-se que a rizartrose era uma consequência natural do envelhecimento, mas agora se entende que está relacionada ao estilo de vida moderno. Novas pesquisas indicam que os hábitos contemporâneos, a vida conectada e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos contribuem para o surgimento da rizartrose. O manuseio de celulares, tablets e teclados, que exigem movimentos intensos dos dedos, pode ser a causa do aumento no número de casos da doença.

De acordo com um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), 40% da população mundial tem ou terá osteoartrite entre os dedos e o punho. Isso significa que 4 em cada 10 pessoas em todo o mundo terão a doença!

Além da idade, que causa um desgaste natural nas articulações, o histórico familiar e o uso excessivo do polegar também contribuem para o surgimento precoce da doença. Pense na maneira como digitamos no celular. O uso sem limites pode comprometer as estruturas articulares, resultando em inflamação (artrite) que pode evoluir para um quadro degenerativo.

Sintomas, causas e tratamento da rizartrose

Com o desgaste da cartilagem que amortece o movimento do polegar, a fricção dos ossos torna a movimentação quase impossível. Essa condição começa com uma sensação de falta de lubrificação nas juntas, seguida por inchaços e travamento do dedo. Se nada for feito, o tempo traz consigo uma dor excruciante.

Assim como em qualquer processo de artrose, os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da doença. A dor na base do polegar é constante e tende a se intensificar durante a execução de atividades mais vigorosas ou repetitivas, como escrever, digitar, usar o mouse do computador ou abrir uma garrafa.

Em estágios mais avançados, a dor pode persistir mesmo durante o repouso e estar acompanhada de fraqueza, limitação dos movimentos e deformidade na base do polegar, que inclui um alargamento visível da base do polegar e possível exposição do osso subjacente.

Tratamento

O tratamento da rizartrose pode variar dependendo dos sintomas apresentados. O método mais conservador inclui repouso, aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios e redução das atividades que desencadeiam os sintomas. É recomendado o uso de tala ou órtese de imobilização para aliviar a dor e proporcionar suporte ao polegar.

Para casos mais avançados ou para confirmação da patologia, é imprescindível consultar um médico especialista. Em casos mais extremos, pode ser indicada uma intervenção cirúrgica.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma, procure um ortopedista.

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados