O que é Videoartroscopia?

A videoartroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao ortopedista ver e trabalhar dentro das articulações do seu corpo usando um dispositivo chamado “artoscópio”.

O dispositivo consiste em uma haste, semelhante a um canudo de refrigerante, com uma câmera óptica na extremidade que se conecta a um monitor de vídeo. As imagens do artroscópio são geradas e transmitidas a um monitor onde o ortopedista observa e realiza procedimentos comparando-se a um videogame.

A artroscopia permite que o médico visualize diretamente todas as estruturas dentro da articulação, ou através de outro portal de entrada usar pinças cirúrgicas específicas para fazer os reparos necessários.

O artroscópio é inserido na articulação através de um pequeno corte (incisão) na pele chamado de portal. Os outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na articulação por meio de novos portais. O procedimento é todo realizado com o cirurgião olhando para o monitor.

A artroscopia é mais frequentemente realizada no joelho e ombro. Também pode ser feita nos quadris, tornozelos, cotovelos e punhos. A artroscopia também pode ser utilizada como método diagnóstico, pois a articulação pode ser “sondada” com o artroscópio na tentativa de encontrar lesões que não foram totalmente elucidadas ou não confirmadas por métodos como o exame físico, raios-X, tomografia ou ressonância magnética.

Videoartroscopia do joelho?

O joelho é formado entre a patela (rótula), o fêmur e a tíbia. Podemos encontrar algumas patologias, como as lesões de cartilagem, de menisco e dos ligamentos cruzados (LCA e LCP).

Videoartroscopia do Ombro?

O ombro é uma articulação mais complexa que une a escápula, tórax, clavícula e úmero (osso do braço). Pode ser indicada quando um quadro doloroso não responde bem ao tratamento não cirúrgico, que pode envolver fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios, ou mesmo infiltração. Procedimentos artroscópicos comuns incluem: reparo dos tendões manguito rotador, remoção de esporão ósseo (acromioplastia), reparo labrum, reparo ligamentar, liberação de cápsula articular ou tendão, remoção de tecido inflamado ou fragmentos soltos de cartilagem, reparo de luxações recorrentes do ombro, dentre outros.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado com esse conteúdo. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma, procure um ortopedista.

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados