Lesões nos nervos das mãos: sintomas e reabilitação

Lesões nos nervos das mãos: sintomas e reabilitação

As lesões nos nervos das mãos são dolorosas e levam dificuldade até para realizar tarefas simples do dia a dia. Além disso, suas causas podem ser diversas, e, consequentemente, também seus tratamentos.

Nervos e tendões não são a mesma coisa

Nervos e tendões são estruturas que algumas vezes são confundidas ou tratadas como sinônimos, mas não são.

  • Os nervos são extensões de fibras nervosas que transmitem estímulos através de sinais elétricos entre a medula espinhal, o cérebro e outras partes do corpo.
  • Já os tendões, são prolongamentos dos músculos e ficam presos aos ossos.

Ou seja, os nervos controlam os movimentos que serão realizados pelos músculos e tendões, portanto, ambos são essenciais para o sistema nervoso e musculoesquelético.

Sintomas de lesões nos nervos das mãos

Os sinais das lesões nos nervos das mãos influenciam diretamente na parte funcional porque além da dor, também apresentam perda de força e de sensibilidade.

No entanto, os sintomas também variam de acordo com a causa e a gravidade. Dentre eles podem estar:

  • Dormência e formigamento na palma da mão e nos dedos;
  • Dificuldade em segurar objetos, pegá-los com firmeza ou fazer movimentos finos com os dedos (como os de “pinça”, ao escrever, por exemplo);
  • Inchaço na mão ou no punho;
  • Aumento ou diminuição da sensibilidade ao toque ou ao entrar em contato com alterações de temperatura (calor e frio);
  • Atrofia muscular ocasionada pela dificuldade em executar as funções habituais.

Tratamentos e reabilitações

As medidas que podem fazer parte do plano de recuperação de lesões dos nervos das mãos incluem medicamentos, estimulação elétrica, fisioterapia, órteses e talas para estabilizar o membro e terapia ocupacional.

Porém, as opções disponíveis para cada caso devem ser definidas por um médico especialista, que levará em conta diversos fatores, incluindo, o histórico específico do paciente e as principais classificações de tipos de lesões nesta área. São elas:

Neuropraxia:

Considerada lesão leve e transitória, que ocorre com a interrupção do nervo de forma temporária devido a algum tipo de compressão ou estiramento. Em geral, a recuperação acontece dentro de alguns dias e semanas sem necessidade de grandes intervenções.

Neurotmese:

Quando acontece o rompimento total dos nervos. É o estágio mais grave e a intervenção cirúrgica é a mais indicada como tratamento.

Conte com a Ortotrauma

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para o diagnóstico e tratamento das lesões nos nervos das mãos. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena.

Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados