Joanete: a causa do incômodo no dedão

O que é hálux valgo também chamado de joanete?

O hálux valgo ou também conhecido como “joanete” é uma deformidade que envolve o 1° metatarso e o hálux.

O joanete aparece não porque uma nova estrutura óssea tenha crescido, mas porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Ocorre um desvio lateral do primeiro dedo, associado a um desvio medial do primeiro metatarso, que leva à formação de uma proeminência medial (joanete) que muitas vezes é dolorosa.

Causas:

Existem algumas causas para o desenvolvimento do hálux valgo:

  • Causas Mecânicas: Sapatos de salto alto, bico fino ou muito apertados podem prejudicar a distribuição do peso corporal e favorecer a compressão dos dedos, principalmente do dedão e do dedinho. A parte da frente do calçado muito justa é outro fator de risco para o aparecimento dos joanetes.
  • Hereditariedade: Cerca de 60% das pessoas que sofrem de joanetes têm um histórico familiar do problema.
  • Doenças reumáticas Pré-existentes: Artrite reumatóide, gota, lúpus.
  • Doenças neurológicas: Como acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral e lesão medular, entre outras.
  • Anomalias anatômicas nos pés: Como fragilidade de ligamentos e tendões, pé plano e presença de dedão do pé mais longo que o segundo dedo.

Sintomas:

Muitas vezes o desconforto pode vir de deformidades nos dedos menores, como calosidades (calo) na planta do pé ou na parte de cima dos dedos, geradas pelas forças deformantes do joanete. É como se o dedo com joanete não suportasse mais o peso corporal que antes suportava, transferindo então essa carga para os dedos vizinhos, que ficam sobrecarregados e dolorosos.

Tratamentos:

Existem meios não cirúrgicos que aliviam a dor, como: calçados com câmara anterior mais larga, sem salto e palmilhas. Porém a correção só ocorre através do tratamento cirúrgico. 

Existem diversas técnicas de cirurgia de joanete. A mais tradicional envolve a abertura da pele, com cortes ósseos através de microsserra e fixação do osso com parafusos metálicos para realinhar o desvio ósseo.

Outra técnica é a Cirurgia Minimamente Invasiva, que é feita por meio de incisões na pele de 2 a 3 mm para o corte do ósseo e dos tecidos moles, sendo menos invasiva e com recuperação mais rápida.

Operando, meu pé volta ao normal?

Essa é a dúvida mais frequente no meu consultório. Antigamente as técnicas cirúrgicas e de fixação do osso eram outras, favorecendo o retorno após a cirurgia de correção do joanete. Atualmente dispomos de novas técnicas e instrumentais cirúrgicos que, se adequadamente escolhidos e individualizados para cada tipo de paciente/joanete, oferecem um risco de recidiva menor do que 3 – 4%, conforme os trabalhos na literatura médica.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado com esse conteúdo. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma, procure um ortopedista.

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados