Epifisiodese: procedimento para tratar a diferença no comprimento dos membros inferiores

Epifisiodese: procedimento para tratar a diferença no comprimento dos membros inferiores

A epifisiodese é um procedimento para tratar a diferença no comprimento dos membros inferiores, percebido, na maioria das vezes, em crianças já na fase inicial de crescimento.

A cirurgia tem por objetivo retardar ou interromper o crescimento do osso mais longo para que o osso mais curto alcance um comprimento compatível e similar entre eles.

Como acontece a diferença no comprimento dos membros?

Essa alteração ocorre na cartilagem do osso, chamada epifisária, que cresce gradativamente. Ao ser afetada por algum trauma, inflamação, doença óssea ou condições neurológicas, esse desenvolvimento pode apresentar alterações e um lado crescer mais que o outro. Nos membros inferiores, o fêmur e a tíbia são os mais afetados.

Se o desalinhamento não for corrigido ainda na infância, a marcha será afetada consideravelmente na fase adulta, prejudicando atividades rotineiras e a qualidade de vida.

O que é a epifisiodese

Essa cirurgia trabalha na remoção ou interrupção da cartilagem epifisária, localizada próxima à extremidade do osso longo, impedindo o crescimento ósseo.

A intervenção pode ser parcial (a chamada hemiepifisiodese) ou total, que é a epifisiodese. Nela, usa-se placas metálicas ou parafusos na região.

Indicação do procedimento para tratar a diferença no comprimento dos membros inferiores

A epifisiodese é indicada para crianças ou adolescentes que apresentam um grau de gravidade maior na diferença do comprimento entre os membros. É ideal que ela seja realizada nesta fase, pois o crescimento ósseo ainda está em andamento.
No entanto, quem vai determinar a indicação do procedimento para tratar a diferença no comprimento dos membros inferiores e qual o melhor momento e idade de realizar é o ortopedista pediátrico.

Cuidados e acompanhamento pós-operatório

Após a epifisiodese, é essencial estar em acompanhamento médico regular para monitorar o andamento do procedimento e seus resultados. Além disso, os cuidados pós-operatório incluem repouso, imobilização do membro e fisioterapia para complementar a recuperação.

Também outras recomendações serão repassadas pelo especialista de forma individualizada ao paciente.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para o diagnóstico e tratamento deste problema. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena.

Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados