Endoscopia de Coluna: Tratamento Minimamente Invasivo

Dor na coluna está entre as causas mais frequentes no consultório do ortopedista. Na maioria das vezes, o tratamento cirúrgico não é necessário, e para os casos cirúrgicos, a evolução da tecnologia nos proporciona um tratamento minimamente invasivo e eficaz.

Como funciona a endoscopia de coluna?

A endoscopia de coluna é um procedimento cirúrgico de mínima invasão que permite visualizar com precisão o local da doença através de um endoscópio – um pequeno tubo de metal com câmera e luz na extremidade. O endoscópio amplia as imagens de vídeo, permitindo visualização direta e passagem de instrumentos cirúrgicos, sem a necessidade de romper ou cortar os músculos do paciente, causando dano mínimo ao tecido ósseo e muscular.

A cirurgia endoscópica da coluna é um método moderno e avançado no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas na coluna, projetado para oferecer ao paciente um tempo de recuperação mais rápido e menos doloroso em comparação aos métodos convencionais de cirurgia da coluna vertebral. A técnica também pode ajudar na preservação da amplitude normal de movimentos da coluna após a cirurgia. Em muitos casos, o procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação leve, reduzindo os riscos médicos gerais em pacientes idosos e com distúrbios médicos que possam aumentar o risco cirúrgico.

Endoscopia de Coluna: Uma Abordagem Inovadora

A endoscopia de coluna não deve ser confundida com procedimentos tradicionais, como no caso de uma cirurgia clássica de hérnia de disco. A endoscopia é realizada de maneira diferente, oferecendo aos pacientes muitos benefícios e vantagens, tais como:

  • Menor dano ao tecido ósseo e muscular.
  • Tempo de recuperação mais rápido e menos doloroso.
  • Maior preservação da amplitude normal de movimentos da coluna após a cirurgia.
  • Possibilidade de ser realizada com anestesia local e sedação leve, reduzindo os riscos médicos gerais em pacientes idosos e com distúrbios médicos que possam aumentar o risco cirúrgico.

Endoscopia no tratamento da hérnia de disco

A hérnia de disco é uma patologia relativamente comum que afeta grande parte da população. Na maioria dos casos, o tratamento não cirúrgico é suficiente para aliviar os sintomas causados pela hérnia. No entanto, em cerca de 5% dos casos, a cirurgia se faz necessária. É nesses casos que a endoscopia de coluna se mostra uma excelente opção. Com essa técnica, é possível retirar a hérnia de disco de forma minimamente invasiva, preservando a estrutura óssea e muscular. Além disso, a recuperação é muito mais rápida, permitindo que o paciente tenha alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. Se você sofre com hérnia de disco e está buscando uma opção de tratamento mais precisa e menos invasiva, a endoscopia de coluna pode ser a solução que você procura.

Dr. Fernando Soccol realizando uma Endoscopia de Coluna - Ortotrauma

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado com esse conteúdo. Lembre-se, caso você tenha algum sintoma, procure um ortopedista.

Conte com a Ortotrauma

Conte com a equipe de ortopedia da Ortotrauma. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

Ortotrauma: Há mais de 26 anos cuidamos de você!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados