Compressão do nervo ulnar

Compressão do nervo ulnar: preste atenção à dor no cotovelo

A compressão do nervo ulnar, também conhecida como Síndrome do Túnel Cubital, é uma condição frequentemente encontrada no cotovelo. Esta síndrome é a segunda mais comum em compressões nervosas, superada apenas pela Síndrome do Túnel do Carpo.

Anatomia e Funções do Nervo Ulnar

O nervo ulnar é um dos principais nervos do braço, estendendo-se da coluna, na região do ombro, passando pelo cotovelo, antebraço até a mão, onde inerva os dedos mediais. Sua função é essencial para a sensibilidade e movimentos dos dedos mínimo e anelar.

A compressão do nervo ulnar pode apresentar dores em todo a extensão do braço, ainda que esteja localizada no cotovelo, por exemplo. Figura: Portal Nervo, Músculo e Dor.
A compressão do nervo ulnar pode apresentar dores em todo a extensão do braço, ainda que esteja localizada no cotovelo, por exemplo. Figura: Portal Nervo, Músculo e Dor.

Ao longo do “trajeto” do nervo, há algumas áreas estreitas que, quando associadas a alguns fatores, podem apertá-lo e levá-lo a uma compressão.

Quais são as causas da compressão do Nervo Ulnar?

Vários fatores podem levar à compressão do nervo ulnar, como:

  • fraturas, traumas ou luxações;
  • pressão no cotovelo ao dormir com ele flexionado ou apoiá-lo por longos períodos;
  • doenças como artrite e espondilite anquilosante (que afetam as estruturas ósseas e musculares próximas ao nervo);
  • excesso de peso e de movimentos repetitivos (aqui vale a atenção para quem pratica musculação, por exemplo, que combina essas duas situações);
  • as mulheres em período pós-menopausa também têm mais propensão ao problema, pois as alterações hormonais causam retenção de líquido no corpo, levando, consequentemente, a um aumento das estruturas no interior do canal.

Identificação de Sintomas da Compressão do Nervo Ulnar

Os sinais resultantes da compressão normalmente envolvem dor e a perda de sensibilidade em algumas áreas, como na parte interna da mão.

A dormência e o formigamento também se mostram presentes em todo o quinto dedo (mínimo) e na borda do quarto (anelar). Outra característica é que os sintomas geralmente pioram à noite e durante a execução de tarefas com o cotovelo flexionado.

Opções de Tratamento para Compressão do Nervo Ulnar

Nos estágios iniciais, onde não há atrofia da mão, o tratamento conservador pode ser eficaz, incluindo medicações anti-inflamatórias, compressas de gelo, fisioterapia e uso de órteses. Em casos avançados, a cirurgia pode ser necessária para descomprimir o nervo ulnar.

A Dra. Haiana Cavalheiro, especialista da Clínica Ortotrauma Ortopedia e Traumatologia, enfatiza a importância do tratamento precoce para evitar complicações como atrofia muscular e deformidade permanente dos dedos.

Por isso, ao primeiro sinal de dor na região, procure um ortopedista especialista o quanto antes!

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para essa e outras necessidades ortopédicas que você precisar. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena. Agende uma consulta agora mesmo e comprove!

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados