Bursite no Joelho

Bursite no joelho: causas e abordagem cirúrgica

A bursite no joelho é uma inflamação que pode acontecer tanto para atletas, quanto para pessoas que de alguma forma sobrecarregam a área com alto impacto.

As bursas são pequenas bolsas de líquido sinovial que ficam ao redor da articulação e têm a função de facilitar a movimentação da região, além de diminuir o atrito entre os tecidos, ou seja, é uma espécie de lubrificante e amortecedor.

Essas estruturas, quando inflamam, causam dor e inchaço devido ao aumento do líquido, levando à dificuldades para realizar tarefas simples de mobilidade no dia a dia.

Causas da bursite no joelho

A principal causa da bursite no joelho é a sobrecarga da articulação, que pode ocorrer por diversos motivos:

  • Movimentos repetitivos e com pressão excessiva no joelho, como na prática de esportes (por exemplo: futebol, vôlei e corrida);
  • Excesso de atividades;
  • Sobrepeso;
  • Traumas e lesões;
  • Condições médicas preexistentes, como artrite e gota, que aumentam o risco de desenvolver bursite no joelho.

Tipos de bursites e sintomas

O joelho possui 11 bursas e algumas delas são mais suscetíveis a sofrer com o problema. Além disso, os sintomas podem variar de acordo com a localização da inflamação.

São elas:

Bursite pré-patelar

Neste tipo de bursite, a bursa afetada é a que fica localizada na parte da frente do joelho, logo acima da patela (por isso é pré-patelar). As pessoas mais atingidas são aquelas que realizam movimentos repetitivos que exigem a dobra do joelho.

Dessa forma, os sintomas de dor e inchaço se concentram abaixo do joelho.

Bursite infrapatelar

A bursite infrapatelar apresentar um processo inflamatório em duas bursas diferentes: na superficial, que fica entre a pele e o tendão patelar, e na profunda mais atrás do osso da tíbia (canela).

Em ambos os casos, essa bursite provoca inchaço abaixo da patela.

Bursite anserina

Essa bursite é mais recorrente em atletas pelo uso repetitivo da articulação ou ocorrência de traumas. Essa bursa fica localizada no lado interno do joelho e envolve os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo.

Neste caso, os sintomas se caracterizam pela piora da dor ao caminhar e se movimentar, mas melhora ao estar em repouso.

Bursite semimembranosa ou cisto de baker

Esta é a forma mais comum de bursite no joelho, juntamente com a pré-patelar. Ela está bastante associada à artrite e acomete a parte de trás da região, causando um caroço (cisto) – e é este o seu sinal mais característico.

Abordagem cirúrgica

Em geral, a bursite no joelho pode ser tratada de forma convencional (com medicamentos e fisioterapia), mas em alguns casos a cirurgia é necessária, principalmente quando o problema se torna crônico e retorna com frequência.

O objetivo do procedimento é um só: a remoção da bursa. Para isso, existe a abordagem tradicional (em que são feitos cortes para acessar o local) e a cirurgia minimamente invasiva, que possibilita um tempo menor de recuperação e de incidência de dor, além de menos cicatrizes.

No entanto, somente a avaliação de um especialista em joelho poderá determinar as causas, localização, gravidade e o tratamento mais indicado.

A Clínica Ortotrauma é o lugar ideal para o diagnóstico e tratamento da bursite no joelho. Com 26 anos de experiência, somos referência na área, contando com profissionais altamente qualificados. Obtendo resultados seguros e eficazes para uma recuperação plena.

Agende uma consulta agora mesmo e experimente a diferença que a nossa experiência pode fazer no tratamento da bursite no joelho. Clique aqui para marcar sua consulta.

Escrito por:

Compartilhar
Compartilhar
Tweetar
Recomendar
Continue lendo

Artigos Relacionados